Wiki Estilo
Advertisement

COGNIÇÃO E LINGUAGEM

O que é o PENSAMENTO?

Manipulação das representações mentais da informação; O pensamento constrói-se através de imagens mentais e conceitos.

Implica categorização de objectos, acontecimentos e pessoas que possuem propriedades comuns. Podemos inclusive categorizar objectos que nunca vimos. Os conceitos permitem-nos pensar sobre algo e compreender.

Raciocínio: Processo através do qual a informação é utilizada para retirar conclusões e tomar decisões.

RACIOCÍNIO DEDUTIVO: Raciocínio através do qual por inferência e implicação se parte de premissas e se aplica a casos específicos.

RACIOCÍNIO INDUTIVO: Raciocínio através do qual se infere de casos específicos para uma regra geral.

LINGUAGEM

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Comunicação reflexiva: padrões estereotipados. São gestos (ou sinais) que transmitem informação embora não tenham sido concebidos para esse fim.

Comunicação intencional: tem o objectivo de levar informação ao receptor, dependendo o seu seguimento da resposta deste

A linguagem é o tipo de comunicação intencional mais sofisticado

1. A linguagem relaciona símbolos (sons, letras e sinais) dando-lhes significado.

2. A linguagem proporciona regras para combinar esses símbolos de modo a podermos expressar-nos

A aquisição da linguagem não é um simples processo de memorização e reprodução do que se ouve.

A linguagem implica o uso de regras e é um processo extremamente criativo onde se têm constantemente que se usar frases nunca usadas anteriormente, adequar palavras a contextos e situações, etc. A linguagem está presente em todas as culturas humanas (é universal independentemente das culturas, hábitos, alimentação, etc.)

b) Os estágios de aquisição de linguagem tendem a ser semelhantes no mundo inteiro.

Advertisement